Ih, deu caruncho na família real britânica. Não me digam que o caruncho começou em 1533, quando Henrique VIII amarrou uma paixão por Ana Bolena. Este foi um mau exemplo, de graves consequências históricas. Henrique VIII, eis aqui um que entendia de infelicidade conjugal. Casou seis vezes. Largou três Catarinas e duas Anas. Mais casara, se não fora para tão logo casar tão curta a vida! Por causa de Ana Bolena, brigou com o papa e fundou a Igreja Anglicana.

A enfiada de casórios desse Henrique Barba-Azul em compensação deu um mártir à Grã-Bretanha: Thomas Morus. Sim, o da Utopia. Pode ter sido inspirada no Brasil, a Utopia, que etimologicamente é lugar nenhum. Há quem jure que a ilha de Hitlodeu é Fernando de Noronha. A gente aqui de fato tem queda pra utopia. Morus é o patrono dos humoristas. Sábio e santo, achava graça em tudo. Desaprovou o casamento real e foi decapitado. Na hora de subir o cadafalso, pediu ajuda. Pra descer, desço sozinho, disse.

Mas agora é sem forca e sem graça. A princípio pensei que era fofoca do The Daily Mail. Em seguida veio o real comunicado. A duquesa e o duque de York vão mesmo se separar. Piloto de helicóptero, Andrew foi o primeiro a sair de casa, num Jaguar 1992. Sarah, ou Fergie, saiu depois num Ford Granada. Levou as duas filhinhas, Eugene e Beatrice. E duas malas. Sarah e Andrew têm 32 anos. Sobra-lhes tempo pra casar e descasar. Pela ficha amorosa dos dois, Henrique VIII é pinto. Vai ficar pra trás.

Isto é o que dizem os tabloides sensacionalistas. Até agouram o casal, credo! Chamam Andrew de lecherous. Lúbrico. Verdadeiro bode: goatish. Saiu com a atriz pornô Koo Stark. Stark pode ser puro, severo. Vejam só. De sua parte, Fergie namorou Steve Wyatt, um ricaço do Texas. Os mexericos não param aí. Os filhos da Candinha já falam de Edward, o caçula, só porque é solteiro. Tem 27 anos. Diana e Charles, herdeiros do trono, também são vítimas de mexerico. Ninguém está a salvo.

Enquanto a família está ameaçada no palácio de Buckingham, o príncipe Philip visita o Brasil. E quer preservar a fauna da Amazônia e o cerrado goiano. Bebeu seiva de extrato de jatobá. Não sei se é como o pequi, um tremendo afrodisíaco. Afinal, onde está o casal feliz? Os ecologistas deveriam preservá-lo. Eu vi vários outro dia na televisão. Esquiavam nas Olimpíadas de Inverno. Ainda assim, harmoniosos, estáveis, de vez em quando levavam uma queda. O tempora!

otto-lara-resende
x
- +