RIO DE JANEIRO Esse pai que deu uma surra no filho retoma um debate que ainda não foi encerrado. Pai pode ou não pode bater no filho? Trata-se do caso de um homem de nível superior. Analista de sistemas, fala várias línguas. Invoca a sua cultura de origem, árabe, para agir como agiu. O filho é adotivo, detalhe que toca o sentimento, mas não faz diferença diante da lei. A lei está contra o pai. Revoltados, os vizinhos chamaram a polícia.

A polícia chegou em meia hora. No ano passado, o menino foi atropelado, era o mesmo, e teve fratura exposta na perna. A polícia demorou três meses para fazer o exame do corpo de delito. Quem diz isto é o pai, que não foge à responsabilidade. Bateu, sim. E baterá mais, se for preciso. Ninguém melhor do que ele sabe se deve ou não castigar. Na segunda série, repetente, o menino continua mal na escola. É a hora em que o corretivo vai bem.

Corro o risco de escandalizar, mas vejo de saída um mérito nesse pai. A franqueza com que assume o seu ato. Numa hora em que o Brasil oficial é uma enfiada de mentiras descaradas, um cidadão aguenta a mão. Não mente. Disse ao repórter da Folha, Gilberto Nascimento. Disse à televisão. E disse à polícia que bateu e por que bateu. Pelo menos na sua casa não impera o reino da impunidade. Quem não anda na linha apanha. Ele faz a lei e ele a aplica.

Hoje isso soa absurdo – e é. Mas ontem a pedagogia entrou no Brasil em companhia da palmatória. Em Portugal, para não dizer na Europa toda, nunca foi diferente. Na Inglaterra, o castigo físico ainda tem defensores. O que aqui é surra de cinta, ou de cinto, lá é açoite. Ou era. No aristocrático Eton. Açoites públicos foram uma rotina na Índia. Era o civilizado método imperialista britânico. E ainda há quem diga que deu excelentes resultados. Muito PhD começou no rebenque.

O Corão, como a Bíblia, lastima o pai que poupa a vara a seu filho. Aí pelo interior do Brasil, a vara de marmelo continua em parte vigente. Uma minoria privilegiada pensamos diferente. Educar filhos é inundá-los de amor. Sinto ternura por esse menino que apanhou. E sinto pena do pai. Também nele a surra deve ter doído. Mas faz das tripas coração e afronta os que o denunciam. Num Brasil desossado que cheira a sentina, é um tipo estranho. Ou não?

otto-lara-resende
x
- +