Alguns pensamentos de Mark Twain — “70 anos já chega. Depois disso é muito arriscado”. — “Há várias boas defesas contra as tentações, porém a mais segura é a covardia”. — “O toucinho melhoraria até o sabor de um anjo”. — “Um homem honesto em política brilha muito mais do que em qualquer outro lugar”. — “Sim, até eu sou desonesto, não em muitas coisas, mas em algumas. 41, creio”. — “Para qualquer estrangeiro a língua inglesa é incomparavelmente difícil. Até os anjos falam inglês com sotaque”. — “Vou te escrever... mas não agora, pois não tenho nada para fazer, e só posso escrever cartas quando estou com muita pressa”. — “Moderada moderação é o melhor. Imoderada moderação ofende a causa da moderação, enquanto que a moderada moderação a auxilia em sua luta contra a imoderação imoderada”. — “Barulho não prova coisa nenhuma. Muitas vezes uma galinha que botou um mero ovo cacareja como se tivesse botado um asteroide”. — “Recusei-me a ir a seu enterro. Mas escrevi uma carta explicando que o aprovava”. — “Considere bem a proporção das coisas: é melhor ser um besouro jovem do que uma velha ave-do-paraíso”. — “Um rio sem ilhas é como uma mulher sem cabelo. Esta pode ser boa e pura, mas não é comum a gente apaixonar-se por ela”. — “Feliz como um mártir quando o fogo não pega”. — “As rugas devem simplesmente indicar onde estavam os sorrisos”.

*

A eterna perplexidade infantil — Algumas perguntas (a elas responda quem puder) que me fazem meninos a meu redor: “Por que o sol é vermelho? É porque ele é feito de bomba atômica?” — “Uma girafa pequenininha, mas muito pequenininha mesmo, ganha de uma borboleta grande?” — “Quando não existia nada, o que é que existia?” — “Por que não tem jacaré no mar?” — “O que é aliás?” — “Deus é mais forte do que Tarzan?” — “O eco existe de verdade? Como é que a gente não o vê?” — “Guerra é uma rua velha como uma cerca furada?” — “Cinderela já morreu?” — “Tartaruga tem clavica (clavícula)?” — “Você é amigo do Falcão Negro?” — “Homem mau só diz bobagem?” — “O que é Renovex?” — “O mar tem sal? Como é que um homem na televisão disse que era doce morrer no mar?” — “A pomba é Deus?” — “Por que nos Estados Unidos tem cadeira elétrica?” — “Por que você nunca diz legal?” — “Anjo conversa com passarinho?” — “Para comprar um país é preciso de muito dinheiro?” — “Por que o sol nasce todo dia e a gente só nasce uma vez?” — “Deus está em todo lugar? Ele cheira a flor com o meu nariz?” — “Se a gente comer tudo, tudo mesmo, não deixar nem um restinho, lamber até o prato, fica do tamanho de um gigante?” — “Por que Deus não faz um barulhinho quando ele sai?” — “O que é palavrão?” — “Gêmeo briga na barriga?”

*

RECEITA DE ENTREVISTA MODERNA — Quando se trata de um homem público, que passou a vida metido em negócios políticos e administrativos, a receita básica é formular as seguintes questões: a) que acha do narizinho de miss Brasil? b) gostaria de ver o seu nome incluído na lista dos dez mais elegantes? c) prefere a Sapoti ou a Divina?

Se o entrevistado for um autêntico café society, do tipo frívolo, peralta e paspalhão, sujeito de cravo na lapela, cara lustrosa e perfumada de quem acabou de ser retirado de uma caixa de orquídea, as perguntas são estas: a) que acha da inspeção aérea como processo técnico e político de fiscalizar um possível acordo de desarmamento entre as grandes potências? b) de que maneira encara a reforma agrária? c) em que ano estará o homem em condições de viajar no espaço interplanetário?

Três perguntas-modelo para cantor ou cantora de rádio ou vedete de teatro-revista: a) que pensa de Max Bill e do espaço modulado no Concretismo brasileiro? b) quem foi maior, Beethoven ou Bach? c) que achou do Finnegans Wake, de James Joyce?

Se o entrevistado for um intelectual, um escritor de renome: a) qual a fruta de que você mais gosta? b) qual o número de seu colarinho? c) qual mulher da nossa sociedade você levaria para uma ilha deserta?

Perguntas para marechais, generais e oficiais superiores: a) qual é o seu clube? b) acredita que devemos pensar desde já em planos táticos para a Copa do Mundo de 1962? c) prefere o sistema diagonal ou a marcação Zezé Moreira?

Três perguntas para jogadores de futebol: a) numa partida decisiva de campeonato, acha que o psicossomatismo pode ter sob o impacto emocional, uma ação negativa sobre o rendimento do craque? b) acha que as teorias de Pavlov sobre o reflexo condicionado podem explicar o motivo que faz um jogador de categoria perder uma penalidade máxima? c) tendo visto tantos países, poderia fazer para nós uma análise social das diversas nações que visitou?

Se o entrevistado for um humorista profissional: a) como se poderia solucionar o tráfego no Rio? b) o metrô será construído? c) que medidas devem ser tomadas para o barateamento do custo de vida?

Finalmente, se o entrevistado for ministro, prefeito, presidente de autarquia, alto funcionário púbico: a) tem especial predileção pelo chapéu gellot? b) acha que as saias compridas roubam um pouco do encanto feminino? c) gosta mais de uísque com soda ou com água natural?

paulo-mendes-campos
x
- +