O ano é de 1935. Aluno da segunda série ginasial em um colégio interno de Minas, o menino conservava um diário que o acaso devolve agora às suas mãos. Transcrevo, cedendo minha ternura diante dessa criança já desconhecida, algumas de suas infantis anotações.

*

“Hoje houve um cinema muito pau. Esta caderneta está ótima de escrever. A fita mostrava Bagdá e os Pireneus. Depois Mickey Mouse que se fosse falado poderia ter graça”.

*

“23 de setembro. Hoje é véspera do aniversário do sr. Duarte e treinou o time que jogará amanhã. Joguei de meia esquerda e furei o único gol da tarde, de cabeça. Amanhã espero a tornozeleira e o boletim. Seu Roque começou a explicar movimento uniforme. Tem 3 problemas para tarefa. Faltam 68 dias para terminar o ano nesta gaiola. Quando chegar o dia.... Esta vida de colégio é mais do que chata. Passai rápidos, 68 dias de purgatório”.

*

“24 de setembro. Hoje seu Dudu fez anos, houve jogo de vôlei e à tarde futebol, no qual houve empate de 1 a 1. O Pe. Bené me chateou só por eu ter chupado laranja no começo da aula. Esse para mim acabou. Faltam 67 dias para eu sair da gaiola”.

*

“26 de setembro. O cônego Rafael está pregando o Retiro. Só podemos falar no almoço e no jantar. Ontem, Abílio acabou de ler Nos Montes Rochosos. Creio que não vamos ter este ano o chá do retiro.

*

“27 de setembro. O seu Vicente pôs em minha cama O último dos moicanos. Comecei a ler, mas o Pe. Alcides tomou. Seu Fábio já me chateou duas vezes. O Edson me emprestou No mar da vida, um livro de Paulo Chagas. Vou lê-lo”.

*

“O Pe. Roque disse que eu examinasse melhor a minha consciência. Li No mar da vida, Roma antiga e leio Flor de bambu. Vou ler depois O cavaleiro sem igual.

*

“30 de setembro. Graças ao bom Deus, hoje é o último dia deste mês. Não recebi carta de casa. Ontem houve teatro. Troquei um canivete por uma piaba”.

*

“1 de outubro. O Pe. Bené está chateando o pessoal. Agora é o seu Duarte. O Pe. Bené chamou-me hoje e chateou-me. Amanhã vou escrever a máquina uma carta para casa. O estudo já está cheio de bichinhos de luz. Faltam dois meses".

*

“2 de outubro. Hoje não tivemos fruta pela manhã. O tinteiro em que escrevo é do Duarte”.

*

“Apareceram as notas. Matemática, 30. Português, 70. Francês, 50. Inglês, 70. Geografia, 100. Ciência, 100. Desenho, 30. História, 100. Religião, 80. Entre 26, obtive o 7° lugar. Procedimento: Regular”.

paulo-mendes-campos
x
- +